sábado, 24 de março de 2012

                 O Empinador de Estrelas
Autor : Lourenço Diaféria
  Sinopse do Livro

O Empinador de Estrela 
Um dia um belo menino adorava a conhecer as curiosidades de animais e insetos como a largatixa e a formiga mas enquanto ele brincava ele escutou algo de sua mãe conversando seriamente com o seu pai ela estava chamando ele para ir ão médico pois se não ele poderia vir a falecer.Então no começo do ano o garoto compareceu à escola conhecendo novas professoras entre elas dona  Furquim, mas aconteceu uma tragédia o pai do garoto falhe-seu com isso o garoto começou a se expressar com as estrelas assim substituindo a falta do pai que na verdade era as estrelas e eles fiveram felizes para sempre. 



 Autor

Lourenço Carlos Diaféria (São Paulo28 de agosto de 1933 — São Paulo16 de setembro de 2008) foi um contistacronista e jornalistabrasileiro.

[editar]Biografia e carreira

Nasceu em 28 de agosto de 1933 em um bairro de São Paulo e morreu no começo do ano de 2008 aos 75 anos.

Sua carreira jornalística começou em 1956 na Folha da Manhã, atual Folha de S.Paulo. Como cronista o início foi mais tardio, em 1964, quando escreveu seu primeiro texto assinado.
Permaneceu no periódico paulista até 1977, quando foi preso pelo regime militar devido ao conteúdo da crônica Herói. Morto. Nós., considerada ofensiva às Forças Armadas.[1]
crônica comentava o heroísmo do sargento Sílvio Delmar Hollenbach, que pulou em um poço de ariranhas no zoológico de Brasília para salvar um menino. A criança se salvou, mas o militar morreu, vencido pela voracidade dos animais.
A crônica também citava o duque de Caxias, o patrono do Exército, lembrando o estado de abandono de sua estátua no centro da capital de São Paulo, próximo à Estação da Luz.
Diaféria contratou o criminalista Leonardo Frankenthal e foi considerado inocente em 1979. Durante algumas semanas, a Folha deixou em branco o espaço destinado ao colunista, em repúdio à sua prisão.
Depois da Folha, levou suas crônicas para o Jornal da Tarde, o Diário Popular e o Diário do Grande ABC, além de quatro emissoras de rádio e a Rede Globo.[2]
Católico, escreveu A Caminhada da Luz, livro sobre dom Paulo Evaristo Arns, a quem admirava. Outra "religião" era o futebol: muitas de suas crônicas falavam desse esporte — e de seu time, oCorinthians.[2]
Desde o início de 2008 Diaféria enfrentava problemas no coração, até que um infarto o levou, aos 75 anos, deixando viúva (Geíza), cinco filhos e três netos.[2]
Palavras Estranhas
Caçoar : zombar
Rebocar: cobrir
Emendar: corrigir
Tropelia: tumulto
Recear: suspeitar
Bulícioagitação
Estropiado: mutilado
Fragor : ruido estrondoso
Arreliar: aborecer
                       O CARA
Autor: Phillipe Barbeau
Ilustrador: Fabienne Cinquin
                                            Sinopse

Sinopse - O cara - Philippe Barbeau

Como se fossem verdadeiras páginas arrancadas de um diário, O cara apresenta tipologia de letra manuscrita sobre uma área quadriculada, repleta de ilustrações. Nestas folhas, encontramos as confissões de uma pessoa que anda “com a cabeça nas estrelas, os pés na felicidade e a alegria dentro do coração”. Mas, de repente, ao encontrar um “cara” estranho os sentimentos mudam e ele passa a ser movido pela indignação, pela impulsão e até pela violência. O “cara” não tinha nada de especial, mas o fato de não saber sorrir, sonhar e tampouco amar irrita o narrador-protagonista. E, sem pensar duas vezes, pois “Aquilo foi mais forte do que eu: apanhei um pedregulho [...] e atirei nele”. Porém o homem se abaixa e o projétil acaba acertando o chapéu de uma mulher que passava naquele momento. Surpreendentemente a pessoa atingida não responde com o mesmo gesto. Ao contrário, devolve um sorriso, um olhar e contando histórias mostra como é possível transformar ódio em tolerância. As imagens de Fabienne Cinquin dão vida e intensidade às páginas do diário. Com ilustrações diretamente referenciadas na obra do surrealista René Magritte (1898-1967), a ilustradora mistura aquarela e colagem dialogando de forma complementar às palavras do texto. O resultado, às vezes de clima sombrio, outras vibrante, traduz o cotidiano e o sentimento do protagonista. No Ano da França no Brasil, o lançamento de O cara integra o esforço de Edições SM em apresentar ao público brasileiro a variada produção literária francesa para crianças e jovens. Sobre o autor – Philippe Barbeau nasceu em Blois, França, em 1952. Ele passa grande parte do tempo imaginando histórias. Tem várias em sua cabeça e gosta de escrevê-las com humor e poesia. Sobre a ilustradora – Fabienne Cinquin nasceu na França, em 1970. Sempre disposta a uma nova aventura gráfica, ela passeia entre ilustrações de livros e de cartazes, pinturas de murais e cenografia. 




Philippe Barbeau
1952 Nacionalidade: francesa.
(Local de nascimento: Blois)
BIOGRAFIA
Philippe Barbeau nasceu 16 de junho de 1952, em Blois. Professor especializado, terapeuta psicomotora, ele agora está tentando viver sua escrita e outras actividades: contar histórias.Durante vinte anos, escreveu livros para crianças. Ele é membro da Carta de Autores e oferece intervenções escolares, bem como oficinas de escrita e intervenções com adultos.

Através de seu trabalho, Philippe Barbeau podem falar com as crianças. Inúmeros prêmios são o culminar de seus escritos, e com razão. Contos, romance de fantasia, a polícia são valores realistas ou confiáveis ​​da literatura infantil.


domingo, 11 de março de 2012

           Viver Tem Dessas Coisas Mano 
Autor:  Álvaro Cardoso Gomes




Apos um mês da morte do seu pai por assassinato ,o menino Edu decidiu escrever um diário diferente, sem datas, para sua distração, ele passa noites inteiras escrevendo  suas histórias malucas para seu irmão, piadas, poemas de amor que quase sempre são para seu amor Ma,e etc. A histórias que ele faz para seu irmão Mico ajuda a eles se interagirem da melhor forma possível. São exemplos de histórias: A terra do Ó, Conhonho e Caretão e etc.
 O livro em sua maioria passa as histórias, idiotices e sentimentos de Edu.


Nota: 8
por que algumas histórias tornam o livro mais cômico
Alvaro Cardoso Gomes

Álvaro Cardoso Gomes (Batatais28 de março de 1944), é crítico literárioensaísta e romancista brasileiro.
É formado em Letras pela USP, onde se tornou professor títular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em poesia e romance contemporâneo. Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez várias pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, também no interior de São Paulo, que usa como o cenário das suas obras A hora do amorPara tão longo amor e outras mais. Hoje mora em São Sebastião, no litoral paulista.
É autor de diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos (entre eles O sonho da terra, que recebeu o Prêmio Bienal Nestlé) e obras acadêmicas. É também crítico literário e leciona atualmente no programa de pós-graduação da Universidade São Marcos, onde foi pró-reitor de graduação (2001-2003).

Esse video foi colocado porque o texto fala de amizade


domingo, 4 de março de 2012

                                ESSA TAL TIMIDEZ
Autor : Nilson J. Silva
A história conta de um garoto chamado Lucas, um menino legal, popular, extrovertido que é o valentão do colégio. Ele odeio a timidez por considerar que pode ter alguma coisa haver com a morte de seu pai.
Na escola seu alvo predileto é Pedro,um garoto tímido que não 
tem muitos amigos. O garoto é sujeito a brincadeiras e gozações
,apesar dos protestos da namorada do 'Cífer', Carol. Aos poucos
Lucas observa que Pedro é um menino talentoso e um ótimo colega. Então resolve ajuda-lo a superar a timidez .
Todo dia Lucas observava o caderno azul de Pedro,em que ele ficava muito tempo escrevendo alguma coisas. Certo dia Lucas viu o caderno dentro da mochila de Pedro, então ele pegou,levou pra casa e leu ficou em estado de choque ao saber que fazia poesia pra a sua namorada Carol. Ele ficou com raiva,mas sobre admitir o talento de Pedro. Apos um tempo decidiu chama-lo para fazer uma peça.


Nota : 9,0
gostei por causa da linguagem informal utilizando muitas gírias .
Nilson J.Silva
Nílson é jornalista, professor de Português e escritor. O amor pela literatura e o fascínio pelos textos que o levou a organizar antologias. Antes desta, Lições de Gramática para quem gosta de Literatura , como o livro Grandes amigos: pais e filhos, pela Panda Books. Gostou da brincadeira e não pretende parar com ela tão cedo