domingo, 29 de abril de 2012

                       Medeia o amor louco
Luiz Galdino
Nesta narrativa em prosa adaptada da peça teatral Medéia, conhecemos uma das mais fortes e impactantes personagens femininas de todos os tempos. Medéia é uma moça bonita que foi abandonada pelo marido, Jasão. Ele se casa com Glauce, filha do rei de Corinto, Creonte. Mas Medeia não se conforma em ser abandonada e arquiteta uma terrível vingança.







Luiz Galdino é escritor e professor. Tem 65 anos e é natural de Caçapava, Vale do Paraíba, de onde saiu aos l8 anos. Desde então se pôs a correr mundo e não parou até hoje. Talvez tenha se tornado o ficcionista que é em vista desse tanto mundo corrido. Talvez não. Com l2 ou 13 anos, não inventou que um dia seria escritor? Sim, por influência do vale-paraibano maior Monteiro Lobato. Mundo esquisito aquele de então; o mestre amado muito além das nossas fronteiras teve seus livros queimados em praça pública na cidade em que nasceu! Ô vale conservador! Eu estou com ele desde aqueles tempos para o que der e vier. As mulheres debruçadas nas janelas passarão, ele passarinho, como diz mestre Quintana.
Ou, quem sabe, foi pelas tantas histórias de mistério, que me transformaram em leitor? As histórias famosas da Coleção Amarela, lá da terra do Quintana, nas quais fui iniciado pelo amigo querido Antonio Furlan, na antiga Biblioteca Publica de Caçapava.
Com todo seu conservadorismo, a cidade me ofereceu uma biblioteca que me ajudaria a descerrar o mundo. Sou grato por isso.
Talvez, ainda, seja escritor por conta do entusiasmo e da paixão que dona Cidô, professora de português prodigalizava no antigo Colégio Estadual Machado de Assis. Tinha de ser o Machado, que tanto demorei a entender. Ele continua lá (o colégio), impassível diante das gerações que se sucedem, no canto da praça, ao lado da casa do Guido Pierre, amigo antigo e querido.

domingo, 22 de abril de 2012

                         A última sessão de cinema
Ronald Claver


Sinopse 
Bolinha, Garzon, Alemão, Glorinha, Rutinha, Godô e toda essa turma adoravam cinema. Porém, certo dia o cinema fechou as portas e disse adeus. Não houve mais matinês. As coisas mudaram, só restou a lembrança na memoria de todos. O livro mostra o prazer de ir na ultima sessão de cinema.

Ronald Claver
Ronald Claver (Belo Horizonte7 de setembro de 1946) é um professor e escritor brasileiro.
Lecionou no Colégio Técnico da UFMG até sua aposentadoria. Como escritor tem mais de 20 obras publicadas, e diversos prêmios, entre os quais oprêmio Nestlé e o prêmio Cidade de Belo Horizonte.
Foi também secretário municipal de esportes em Belo Horizonte no governo de Patrus Ananias.[1]
     Poesia
                Certo dia todos receberam a notícia
                                     que o cinema fecharia. Com isso to-
                                     dos guardaram na lembrança uma doce
                                    esperança da ultima sessão, com os
                                    moradores sentindo depressão, mas 
                                   levaram o cinema no coração.

domingo, 15 de abril de 2012

                        TUDO POR CAUSA DELA
Autor: Luiz Antonio Aguiar
   
 Sinopse:
Buda, Greik, Julião e Jojô formam um grupo de amigos inseparáveis , que de repente por causa de  uma garota ocorrem brigas, traições.Julião estava em coma profundo.Eles se perguntavam 'Será que foi tudo por causa dela.
Luiz Antonio Aguiar
Nascido carioca, aquariano e rubro-negro em 11/02/55. Profissão: Escritor. "Comecei a viver quando li A chave do tamanho, de Monteiro Lobato - uma história em que as crianças tomam o poder no mundo; antes disso, não tenho registro. Depois vieram Mark Twain, Condessa de Segur, Charles Dikens, Machado de Assis, Bartolomeu Campos de Queirós e muitos Outros - a todos sou muito grato! Por muito tempo, ganhei a vida escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos (Sítio do Picapau Amarelo, Disney, terror e muitos outros) , pocket books com histórias de faroeste (com o psedônimode Buck Gordon). Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ. Autor de artigos sobre a obra de Machado de Assis e de livros sobre o escritor. Tenho dado oficinas de Leitura de Machado de Assis no Casarão do Cosme Velho, Rio de Janeiro, e em vários estados para platéias de professores e público em geral. Sou um dos fundadores e membro da atual diretoria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Sócio da Veio Libri Produções Literárias, que presta consultoria editorial para diversas editoras de ponta no mercado como Grupo Record, Planeta, Melhoramentos, Ática, FTD-Quinteto. Inscrito na Lista de Honra do IBBY-2008 pela tradução de Os corvos de Pearblossom, de Aldous Huxley. Selecionado para o White Ravens 2008 por Sonhos em amarelo, o garoto que não esqueceu Van Gogh. Prêmio Jabuti 1994 com Confidências de um pai pedindo arrego, que também ganhou o UBES - Adolfo Aizen. Menções Altamente Recomendável da FNLIJ com Confidências de um pai pedindo arrego, Eles são sete (coletânea de contos), O fantasma do Barão de Munchausen, Contos de Copacabana, Alqueluz, Assim tudo começou, Que haja a escrita, O mundo é dos canários, O que é qualidade em literatura infantil? (coletânea de ensaios, Org. Ieda de Oliveira) e O cavaleiro das palavras e Sonhos em Amarelo, Brincos de ouro e sentimentos pingentes e Almanaque Machado de Assis. Ganhou em 2009 o Prêmio Malba Tahan - 2009, melhor livro informativo de 2008, pela FNLIJ. Ministra em 2009 as cadeiras sobre a obra de Ana Maria Machado e de Literatura Brasileira (de Manuel Antonio de Almeida a Guimarães Rosa) no curso para professores organizado pela parceria FNLIJ/SME-RJ. Ótimo cozinheiro, mora no Rio, é casado com Marisa e tem dois netos, Vicente e Olívia, duas sobrinhas, Alessandra e Nathalia, e um sobrinho, Leonardo. É padrinho do André, da Tânia, da Nathalia e do Leonardo. 

 ' Não acredito que isso está acontecendo' frase retirada do livro , que também foi vista no Empinador de Estrelas, exemplo de intertextualidade .

domingo, 8 de abril de 2012

                 UM TIME MUITO ESPECIAL
Autor: Jane Tutikian
    SINOPSE
Para os jogadores daquele time de quatro garotos e uma garota, Montanha é um amigão. Acontece que o treinador do time rival quer levá-lo para longe da cidade, com a desculpa de que o garotão precisa de tratamento especial porque é mudo. Será que, em nome da amizade, podemos deixar uma pessoa sem atendimento especializado? Em jogo de futebol quem parece cruel é sempre vilão, ou jogo é jogo, lá fora é diferente?
Ocorre esse problema com o jogador, entao todo mundo corre atras do problema para ajuda-lo


Jane Tutikian
Jane Tutikian é pós-doutora em Literatura, professora de Literatura e diretora do Instituto de Letras da UFRGS[1].
É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol[2].
Foi escolhida para ser a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, a ser realizada de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011[3].
   

NOTA:  7.8
 livro falar de amizade, gostei da temática.