domingo, 29 de abril de 2012

                       Medeia o amor louco
Luiz Galdino
Nesta narrativa em prosa adaptada da peça teatral Medéia, conhecemos uma das mais fortes e impactantes personagens femininas de todos os tempos. Medéia é uma moça bonita que foi abandonada pelo marido, Jasão. Ele se casa com Glauce, filha do rei de Corinto, Creonte. Mas Medeia não se conforma em ser abandonada e arquiteta uma terrível vingança.







Luiz Galdino é escritor e professor. Tem 65 anos e é natural de Caçapava, Vale do Paraíba, de onde saiu aos l8 anos. Desde então se pôs a correr mundo e não parou até hoje. Talvez tenha se tornado o ficcionista que é em vista desse tanto mundo corrido. Talvez não. Com l2 ou 13 anos, não inventou que um dia seria escritor? Sim, por influência do vale-paraibano maior Monteiro Lobato. Mundo esquisito aquele de então; o mestre amado muito além das nossas fronteiras teve seus livros queimados em praça pública na cidade em que nasceu! Ô vale conservador! Eu estou com ele desde aqueles tempos para o que der e vier. As mulheres debruçadas nas janelas passarão, ele passarinho, como diz mestre Quintana.
Ou, quem sabe, foi pelas tantas histórias de mistério, que me transformaram em leitor? As histórias famosas da Coleção Amarela, lá da terra do Quintana, nas quais fui iniciado pelo amigo querido Antonio Furlan, na antiga Biblioteca Publica de Caçapava.
Com todo seu conservadorismo, a cidade me ofereceu uma biblioteca que me ajudaria a descerrar o mundo. Sou grato por isso.
Talvez, ainda, seja escritor por conta do entusiasmo e da paixão que dona Cidô, professora de português prodigalizava no antigo Colégio Estadual Machado de Assis. Tinha de ser o Machado, que tanto demorei a entender. Ele continua lá (o colégio), impassível diante das gerações que se sucedem, no canto da praça, ao lado da casa do Guido Pierre, amigo antigo e querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário