sábado, 24 de março de 2012

                       O CARA
Autor: Phillipe Barbeau
Ilustrador: Fabienne Cinquin
                                            Sinopse

Sinopse - O cara - Philippe Barbeau

Como se fossem verdadeiras páginas arrancadas de um diário, O cara apresenta tipologia de letra manuscrita sobre uma área quadriculada, repleta de ilustrações. Nestas folhas, encontramos as confissões de uma pessoa que anda “com a cabeça nas estrelas, os pés na felicidade e a alegria dentro do coração”. Mas, de repente, ao encontrar um “cara” estranho os sentimentos mudam e ele passa a ser movido pela indignação, pela impulsão e até pela violência. O “cara” não tinha nada de especial, mas o fato de não saber sorrir, sonhar e tampouco amar irrita o narrador-protagonista. E, sem pensar duas vezes, pois “Aquilo foi mais forte do que eu: apanhei um pedregulho [...] e atirei nele”. Porém o homem se abaixa e o projétil acaba acertando o chapéu de uma mulher que passava naquele momento. Surpreendentemente a pessoa atingida não responde com o mesmo gesto. Ao contrário, devolve um sorriso, um olhar e contando histórias mostra como é possível transformar ódio em tolerância. As imagens de Fabienne Cinquin dão vida e intensidade às páginas do diário. Com ilustrações diretamente referenciadas na obra do surrealista René Magritte (1898-1967), a ilustradora mistura aquarela e colagem dialogando de forma complementar às palavras do texto. O resultado, às vezes de clima sombrio, outras vibrante, traduz o cotidiano e o sentimento do protagonista. No Ano da França no Brasil, o lançamento de O cara integra o esforço de Edições SM em apresentar ao público brasileiro a variada produção literária francesa para crianças e jovens. Sobre o autor – Philippe Barbeau nasceu em Blois, França, em 1952. Ele passa grande parte do tempo imaginando histórias. Tem várias em sua cabeça e gosta de escrevê-las com humor e poesia. Sobre a ilustradora – Fabienne Cinquin nasceu na França, em 1970. Sempre disposta a uma nova aventura gráfica, ela passeia entre ilustrações de livros e de cartazes, pinturas de murais e cenografia. 




Philippe Barbeau
1952 Nacionalidade: francesa.
(Local de nascimento: Blois)
BIOGRAFIA
Philippe Barbeau nasceu 16 de junho de 1952, em Blois. Professor especializado, terapeuta psicomotora, ele agora está tentando viver sua escrita e outras actividades: contar histórias.Durante vinte anos, escreveu livros para crianças. Ele é membro da Carta de Autores e oferece intervenções escolares, bem como oficinas de escrita e intervenções com adultos.

Através de seu trabalho, Philippe Barbeau podem falar com as crianças. Inúmeros prêmios são o culminar de seus escritos, e com razão. Contos, romance de fantasia, a polícia são valores realistas ou confiáveis ​​da literatura infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário